13/02/2021 às 20:00 Para noivas e Fotógrafos

Direção, o que saber: para fotógrafos e casais!

212
4min de leitura

DIREÇÃO DE ENSAIO

Se você tem dificuldade de dirigir um ensaio de casal ou se você casal tem vergonha de fazer um ensaio, acompanha o texto e algumas dicas que vou te dar. Eu sou Thiago Oliveira, Fotógrafo de Casamento e quero falar sobre direção.

Talvez você já tenha escutado essas frases em algum ensaio que fez ou participou: "Faça o que vocês quiserem. Aja naturalmente. Finja que não estou aqui". São frases comuns de fotógrafos iniciantes que ainda não aprenderam a dirigir um ensaio. E ainda não se deram conta de que são os diretores do ensaio, são eles que dirigem o ensaio, o movimento e os passos do casal.

Chamamos de Ensaio Dirigido o ensaio fotográfico onde o fotógrafo busca demonstrar expressões nas fotos, comunicar através de detalhes, sorrisos e gestos a nossa fotografia, não só para o casal, mas para todos aqueles que observam o nosso trabalho. É a mensagem que uma foto transmite ao ser observada. Quando o fotógrafo dirige um ensaio, ele tem a responsabilidade de criar uma narrativa afetiva.

       Um exemplo de foto dirigida: você pede para o noivo(a) tomar um tipo de ação, que causará uma reação. Isso resulta em uma foto com espontaneidade!

É comum pra alguns fotógrafos iniciantes terem dificuldade para dirigir as pessoas, e o resultado disso é o desconforto de quem está sendo fotografado a primeira vez, e um ensaio completamente engessado (como dizemos) quando as fotos não parecem ser naturais ou que os fotografados não pareciam estarem confortáveis!

Todo bom fotógrafo tem que ter a direção da narração da história do casal. Ter um projeto na cabeça antes de começar a trabalhar, do que vai ser feito durante o ensaio. E por isso vou dar 3 dicas principais:

A primeira dica que dou é ter um bom relacionamento entre o casal e o fotógrafo. Isso gera uma conexão entre ambas as partes, e faz com que tudo se torne mais espontâneo. Para que o casal fique mais a vontade durante o ensaio, o fotógrafo também precisa demonstrar espontaneidade e leveza.

A segunda dica que dou é pra não pensar em poses prontas, fotos de referência de outros fotógrafos. Pois quando estamos falando de fotos espontâneas não tem como copiar uma foto. Aprenda a dirigir o momento para criar fotos surpreendentes com expressões naturais.

A terceira dica é que a interação com o casal precisa ser fundamental. Pois o casal precisa confiar no fotógrafo. E uma das melhores formas de fazer isso é dando feedbacks contínuos durante o ensaio. Mas essa confiança deve vir desde o momento que o ensaio foi agendado, e essa confiança cresce e é mantida através de diálogos até o dia marcado. O contato é mantido para garantir afinidade, confiabilidade e ânimo para o dia do ensaio. Para os casais, eu indico evitar desentendimentos na semana anterior ao ensaio, pois isso garante que estejam na mesma vibe, e o amor e felicidade do casal vão transparecer no ensaio!

Mas nem só de espontaneidade é feito um ensaio... por isso vamos falar agora de FOTOS POSADAS.

Foto posada é onde não nos importamos tanto com a espontaneidade do casal e sim com a composição, ângulo e direção. E até mesmo com o look usado pelo casal. Para as mulheres, sempre cai bem um vestido longo que balance com o vento e traga movimento. Então, mesmo em um ensaio externo de casal, é possível fazer fotos lindas e posadas com um ar de leveza e espontaneidade, isso só depende da boa direção do fotógrafo.

      Uma foto posada que precisou de direção: um simples beijo na mão. Mas não necessariamente o ponto principal é o casal. A intenção é  mostrar o ambiente.

Tudo isso sobre fotos de ensaios também se aplica a fotografia de casamento.

A fotografia de casamentos é comparada ao fotojornalismo. Ou seja, são momentos onde existe espontaneidade e nem um pouco de direção ou controle dos momentos que estão ocorrendo. Grande parte dessas fotos, você pega momentos totalmente espontâneos: são lágrimas, sorrisos, gargalhadas, olhares e muitas expressões durante a cerimônia. Não só dos noivos, como também dos convidados. E isso transforma a fotografia do casamento em algo inesquecível.

Além disso, temos as fotos protocolares, que são as fotos posadas pré-determinadas. São as fotos feitas na mesa do bolo, fotos com os pajens e daminhas, madrinhas e padrinhos e com os familiares. Essas fotos geralmente possuem uma ordem e a determinação dos noivos de quem vai fazer parte delas. E quem geralmente monta essa ordem e estrutura são as cerimonialistas, onde elas criam um cronograma e passam para a equipe de fotografia e filmagem.

Espero que essas dicas te ajudem a fazer das suas fotos, seja você fotógrafo ou noivo, as suas melhores recordações.

Entre em contato comigo para estar solicitando seu orçamento ou tirar alguma dúvida sobre ensaios e fotografia de casamento.

13 Fev 2021

Direção, o que saber: para fotógrafos e casais!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

03 de Abr de 2021

CONVITE DE CASAMENTO: VIRTUAL OU FÍSICO?

27 de Fev de 2021

A IMPORTÂNCIA DO ÁLBUM DE FOTOS

22 de Fev de 2021

Making of: O que preciso saber?

Você também pode nos chamar no Whatsapp!
Logo do Whatsapp