
Tradicionalmente, o pai é quem conduz a noiva até o altar na cerimônia. Porém, como veremos a seguir, essa prática ganhou algumas alterações; e outras obrigatoriedades que no passado eram impostas aos pais, também deixaram de existir.
Durante a vida das filhas, o pai tem a função de amá-las, educá-las, aconselhá-las e guiá-las até o dia que saem de casa e começam a ser responsáveis por si mesmo. Ou nesse caso, até o dia que elas dão inicio a construção do próprio lar e de sua própria família! E é exatamente por isso que muitos pais se emocionam ao conduzí-las ao altar... por terem a sensação de dever cumprido e se sentirem orgulhosos do seu trabalho como pai.

Afinal, quem leva a noiva até o altar?
Admito que acho lindo o pai de braços dados conduzindo a noiva do carro até ao altar. Mas atualmente essa prática ganhou novas nuances.
Primeiro é que algumas noivas optam por se arrumar dentro do próprio espaço onde será realizada a festa, sendo assim, descartamos o carro.
Outro fato é que por escolha da noiva ou mesmo acasos da vida, nem sempre é o pai biológico que conduz a noiva. Esse papel passou a ser desempenhado pelo padrasto, padrinho, um avô ou até mesmo o próprio filho quando alguns casais se casam depois de anos de relacionamento.
Outro motivo, é que sem tantas obrigatoriedades, a noiva passa a decidir sobre tudo em relação ao casamento. Sendo assim, ela se sente livre pra escolher a figura paterna com quem mais tenha relação de proximidade.

É obrigação do pai da noiva pagar a festa de casamento?
Antigamente os pais faziam a entrega do dote ao noivo ou a família do noivo, que consistia em ser um adiantamento de herança, contendo bens monetários, jóias ou objetos de valor. Mas essa é uma prática ultrapassada que foi substituída posteriormente pelo chefe da família da noiva arcando com as despesas do casamento, já que não existia mais a obrigatoriedade do dote.
A sociedade passa por constantes mudanças comportamentais. Sendo assim, o pai da noiva passou a ficar isento de custear toda a festa também. Afinal, alguns noivos possuem a vida financeira mais estável que a de seus pais e querem planejar todo o casamento e os últimos detalhes sozinhos. E a partir daí, o pai da noiva deixa de ser o anfitrião do casório, mas continua realizando um papel importante na vida dos noivos.

Quais outros papéis o pai dai noiva pode resignar?
Um casamento possui muitos detalhes e questões a serem resolvidas. Então, desde o planejamento, o pai pode ajudar estando presente e atento às necessidades da noiva. Às vezes, o simples ato de levar a noiva para a escolha do vestido, ou buscar as lembranças do casamento já é de grande ajuda na correria.
No dia do casamento, além de conduzir a noiva, o pai muitas das vezes é responsável pelo brinde, o discurso e até mesmo dar início à valsa dos noivos. Sendo assim, seu trabalho não se limita em apenas conduzí-la.

Mas pra frente, podemos conversar também sobre os trajes de casamento e como os pais dos noivos deveriam se vestir, já que possuem grande destaque na cerimônia. Mas isso é assunto pra outro artigo. Espero que neste você tenha conseguido esclarecer suas dúvidas e se por acaso restou alguma, entra em contato comigo.
Um grande abraço - Thiago Oliveira.