A maioria dos noivos entende que os(a) cerimonialistas são responsáveis por toda organização do casamento, e que para garantir um planejamento tranquilo e a realização de um sonho, com todos os detalhes minuciosamente orquestrados, não há dúvidas em que a primeira providência a ser tomada é encontrar um(a) cerimonialista experiente e qualificado(a) para o seu estilo de evento.

Por isso hoje falaremos sobre a importância do(a) cerimonialista e a diferença dos serviços das equipes de cerimonialistas, afim de que você faça as melhores escolhas para o dia do seu casamento.

Você sabe o porquê é tão importante ter um(a) cerimonialista na sua festa?
A maneira mais simples de entender a importância do(a) cerimonialista é conversando com quem não contou com a ajuda desse profissional no seu dia. Muitas das vezes os noivos acreditam que vão dar conta de organizar todo o evento sozinho, ou até mesmo que vão contar com muita ajuda de amigos e familiares. Mas o que geralmente acontece é que a boa vontade de pessoas queridas não condiz com o peso das responsabilidades de um evento desse porte. E é ai que muitos noivos passam apertos e contratempos bem em cima da hora, gerando muitas vezes aborrecimentos e frustrações.
O(a) cerimonialista é a diferença entre um casamento dos sonhos que ficará na memória e na história daquela família como um dos acontecimentos mais felizes de suas vidas ou do dia mais estressante e com episódios desagradáveis para os noivos e todos os envolvidos com o evento.
No dia do casamento, o(a) cerimonialista atua como um gestor(a), se preocupando desde os detalhes do dia da noiva, até mesmo com o trabalho do buffet durante a festa, garantindo que tudo esteja como o planejado e dentro dos horários previstos, mas se engana quem acredita que o(a) cerimonialista age só no dia do casamento. Ter ajuda deste profissional desde os preparativos e busca por fornecedores fará enorme diferença na vida dos noivos e falaremos mais sobre isso no próximo tópico.
Tipos de assessoria de cerimonialista
Hoje é comum encontrarmos dois tipos de assessoria prestada por uma equipe de cerimonialista. Existe a assessoria que organiza a festa somente no dia do casamento, e existe a assessoria completa, que ajuda na organização de todo o evento desde a escolha de fornecedores e prestadores de serviços.
Para que fique mais claro as atribuições de cada tipo de assessoria faremos uma lista abaixo com as principais funções de cada serviço escolhido:

Assessoria completa
O casamento é um evento extremamente complexo no quesito organizacional. Basta um detalhe não pensado muito bem, ou passado despercebido para desestabilizar os noivos, tanto psicologicamente quanto financeiramente, e é aqui que entra a necessidade de ter uma assessoria cerimonial completa. Pois os(a) cerimonialistas:
- estabelecem um cronograma minucioso garantindo que nenhum item seja esquecido ou deixado pra ser resolvido de última hora;
- encontram fornecedores de confiança que se adequem ao estilo do casal;
- buscam orçamentos que estejam de acordo com a realidade dos noivos;
- negociam e analisam os contratos com os fornecedores e prestadores de serviços;
- mantém uma planilha financeira organizada, com datas de pagamentos de serviços contratados e os já quitados até mesmo controlando os gastos de acordo com o teto de investimento dos noivos;
-agendar reuniões com os fornecedores e acompanhar os noivos em tudo que é referente ao casamento desde que seja solicitado acompanhamento para esclarecimentos.
- garantir que os noivos tenham o mínimo de dor de cabeça possível com a organização e cheguem ao grande dia com segurança e confiança dos profissionais que irão atuar no dia.

Assessoria no dia do casamento
No dia do casamento o(a) cerimonialista supervisiona todos os serviços e o cronograma, se mantendo atento para que nada saia do roteiro. Com a devida experiência, o profissional saberá delegar tarefas, prever e solucionar pequenos contratempos que possam acontecer no dia, além de:
- conferir no espaço da cerimônia se a decoração corresponde ao que foi contratado, e caso tenha alguma incoerência resolver com os responsáveis sem precisar preocupar os noivos;
- auxiliar os músicos, equipes de fotografia e filmagem, supervisionando para que tudo esteja dentro do timing;
- coordenar o cortejo, entrada dos noivos e padrinhos;
- verificar se a noiva está pronta para dar inicio à cerimônia, sempre mantendo conversas onde deixe a noiva bem tranquila para a sua entrada triunfal;
- organizar o cortejo de saída, brinde entre outros momentos do casamento;
- observar o serviço do buffet, verificando se está condizente com o que foi contratado;
- orientar tanto os noivos quanto os prestadores de serviços, momentos como homenagens, jogada do buquê, entrega de lembranças do casamento;
- auxiliar na desmontagem e inspeção de todo o espaço da festa, ajudando com os presentes e eventuais objetos esquecidos pelas pessoas que estavam ali presente.
Como podemos observar, o trabalho do(a) cerimonialista é gigantesco e imprescindível para um evento bem planejado e bem executado.
Então, afim de que os noivos aproveitem o máximo do seu dia se concentrando em celebrar o amor e sua união sem muitas preocupações, os(a) cerimonialistas agem como verdadeiros anjos da guarda de um dia completamente especial.
E na dúvida de quem escolher para acompanhar vocês nesses momentos, busquem o máximo de informações e indicações possíveis.
Um grande abraço – Thiago Oliveira